quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EU SOU IMPORTANTE! DOM. 17/10/2010 * RADICAIS JUVENIS

EU SOU IMPORTANTE!
DOMINGO JUVENIS 17/10/2010

QUEBRA-GELO: "Rolo de barbante" Os juvenis devem se assentar em circulo. O líder deve trazer um rolo de barbante.

O primeiro participante segura bem a ponta do barbante e joga o rolo para alguém ( o líder estipula antes como deverá ser feita a escolha de quem receberá o rolo de barbante; ex.: para quem gosta mais, para quem gostaria de conhecer melhor, para quem admira, para quem tem determinada qualidade, etc...) O juvenil deverá justificar porque escolheu o amigo. As pessoas não podem ser repetidas! A pessoa escolhida agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima, e assim por diante. Ao final torna-se uma "TEIA" grande.

Objetivo: aprender que a diferença entre os juvenis ou entre as pessoas é uma benção e que cada um tem o seu valor.

Versículo para memorizar: "Mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro". 1Cor.7.7b

Hora de Ouvir:
Todos aqui com certeza já estudaram a respeito do corpo humano. sim ou não???
Quantos ossos tem o corpo humano: 208 ossos/ qual é o maior osso do nosso corpo: é o Femur. e assim por diante.
O apóstolo Paulo comparou a igreja ao nosso corpo. Você sabe o porque??
Ele escreveu uma carta aos crentes de uma cidade da Grécia, chamada Corinto. No trecho dessa carta, Paulo ilustra o coprpo humano e seus vários membros com funções diferentes. Qual era o propósito de Paulo?? Era tratar sobre a unidade (Unico CORPO) sua diversidade de membros e suas funções.

1) UNIDADE COM DIVERSIDADE;

Vamos ver primeiro: O que é unidade? Unidade, neste contexto, pode ser entendida como uma "AÇÃO COLETIVA ORIENTADA PARA UM MESMO FIM, UNIÃO" . E diversidade como "VARIEDADE, DIFERANÇA E MULTIPLICIDADE DE COISAS". Dentro desta visão, o texto de Paulo mostra claramente que todos somos diferentes, mas fazemos parte( compomos) um corpo: "ORA, VOCÊS, SÃO O CORPO DE CRISTO, E CADA UM DE VOCÊS, INDIVIDUALMENTE, É MEMBRO DESSE CORPO" (1 Co 12.27).

a) POR QUE A UNIDADE?

Porque tudo o que se refere a Deus é único: (Ef. 4.4-6). Por isso que em Jesus nós nos tornamos "um". Jesus não dispensa nenhum de nós, somos diferentes mais fazemos parte do mesmo corpo, o corpo de Cristo. Jesus não dispensa nenhum de nós apesar das diferenças. Nós somos o corpo, e cada parte e função do corpo deve ser ligada e integrada em Cristo. Por isso temos que ajudar uns aos outros. Se o dedinho do meu pé está doendo, todo o meu corpo dói também. Se um de vcs juvenis estiver com algum problema, doente, machucado, nós também vamos sentir a sua dor, pois fazemos em Cristo parte do mesmo corpo, onde Cristo é o CABEÇA.

b) POR QUE SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS?
Agora vamos usar a imaginação.
Como seria o mundo se todos fossem iguais???? Se existissem vários (diga o nome dos juvenis)??ou imaginem um corpo humando onde todos os membros fossem braços, ou pernas, ou cabeça rsrsrsrs? É exatamente o fato de sermos diferentes que nos faz importantes e necessários.
Cada um de nós tem o seu talento individual e único. Ninguém deve se comparar a qualquer outra pessoa, achando que o talento do outro é mais importaante que o seu. Você é imporante.

2) DEUS VALORIZA CADA PESSOA
Cada um de nós é como se fosse uma pedra preciosa, um diamante valioso, com brilho interior próprio e uma vocação(alguém escolhida para fazer algo).
Deus nos valoriza e se importa conosco, porque Ele nos ama de verdade. Esse valor foi confirmado na cruz, quando JESUS morreu por cada um de nós. Ele nos aceita como somos e nos vê com muito valor. Ele acredita em nós e não desiste de ninguém.

a) VOCÊ É UMA PESSOA DE VALOR DIANTE DE DEUS
Você é um juvenil que tem os seus talentos, uma vocação e um valor próprio.
Deus pensou em você quando enviou JESUS para morrer numa cruz. Deus tem uma missão prá você. Deus lhe deu talentos.
Tudo isso deixa claro o AMOR de Deus por cada um de nós.
Devemos tratar as pessoas com respeito e aceitar que cada ser humano é único, valioso e insubstituível. Foi Deus que fez assim! Não podemos querer que uma pessoa tenha um talento que achamos que ela deveria ter. E sim, respeitar o talento que ela possui.

b) TODOS TEMOS DIFERENÇAS E LIMITAÇÕES
Diferenças e limitações não são defeitos; significa apenas que não somos iguais.
Esse também é um propósito de Deus no mundo, porque Ele fez tudo com muita variedade. É só vc observar a natureza: as flores, as frutas, as folhas, têm formato , cor e perfumes bem diferentes. É isso que faz a beleza no mundo.
Oração: Ministre na vida de cada Juvenil, abençoe cada um dizendo o valor e a importância que eles tem, diante de Deus e das pessoas.
DÊ UM ABRAÇO CARINHOSO E QUE ESTA ESPERANDO POR ELES NO PRÓXIMO DOMINGO.
Hora da comunhão: Agradeça ao Senhor pelo lanche.
livre.
byebye até o próximo DOMINGO JUVENIS. Prª.Fabiana Pinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário