sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MEU CORPO- HABITAÇÃO DE DEUS! 03/10/2010- JUVENIS

MEU CORPO HABITAÇÃO DE DEUS- DOM 03/10/2010

QUEBRA-GELO:

ANTES DOS JUVENIS CHEGAREM, ESCONDA UMA FRUTA OU ALGUM TIPO DE VEGETAL USADO NA ALIMENTAÇÃO. QUANDO ELES CHEGAREM, INFORME A EXISTÊNCIA DA COISA ESCONDIDA, DÊ UMA LEMBRANCINHA(SIMBÓLICA), PARA QUEM ENCONTRAR. QUANDO O JUVENIL ENCONTRAR PEÇA PARA ELE DIZER ALGO SOBRE O QUE ACHOU E O RELACIONE A LIÇÃO. OJETIVO: AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO E O ENTENDIMENTO DE QUE PRECISAMOS CUIDAR DO NOSSO CORPO COM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.

Versículo para memorizar: "TUDO ME É PERMITIDO, MAS NEM TUDO CONVÉM." 1Cor. 6:12a

HORA DE OUVIR perguntar se todos trouxeram bíblias.(importante)

Texto bíblico: 1 Cor. 6:19-20

Objetivo: Ensinar que o Nosso corpo é a morada do Espirito Santo e a responsabilidade de honrar a Deus com nosso corpo.

Foi Deus quem nos criou, e o Espírito Santo fez morada em nós. Desta forma Deus e o Espírito Santo estão envolvidos com tudo o que fazemos com o nosso corpo; e o jeito como lidamos com ele afeta a nossa vida espiritual. O mau uso do nosso corpo pode levar-nos a escravidão do pecado. Este não é o plano de Deus para nossa vida.

A Bíblia diz que o Espírito Santo de Deus, que habita em nós, tem ciúme de nós e fica triste quando fazemos coisas erradas (Tg 4.5; Ef. 4.30). Devemos estar atentos com o que fazemos com o nosso corpo.

1. CONSERVANDO MEU CORPO LIMPO.

Vocês, com certeza', já viram, pelo menos em programas de TV, a casa, ou melhor, a mansão de um artista, de um apresentador, de um empresário bem sucedido, de um ministro ou Presidente da República. Como é lindo, não??? Tudo limpo, arrumado, cada coisa em seu lugar, muita beleza, piscina, lindo jardim....

Isso se traduz por zelo, cuidado, manutenção. Quem vê, aprecia, ordem e beleza.

Com certeza, os donos de tais mansões, sentem-se muito orgulhosos de possuírem essas propriedades e até fazem questão que elas sejam vista por todos.

a) Meu corpo, templo do Espírito Santo; Não vamos perguntar quem é que merece a melhor, a mais bonita e a mais arrumada casa. É claro que o Espírito Santo é superior a todos os homens, por mais importantes que eles sejam.

VOCÊ JÁ SENTIU ONDE QUEREMOS CHEGAR?????

Se o Espírito Santo escolheu o seu corpo para servir de morada para Ele, com certeza, você terá de cuidar muito bem dessa morada.

A primeira limpeza já foi feita quando você aceitou JESUS como seu salvador. Ele purificou não só o seu coração como também todo o seu corpo (Ap. 1.5)

Depois disso, cabe a você conservar o seu coração e todo o seu corpo limpos. COMO PODE ACONTECER ISSO? A bíblia responde: "Não ameis o mundo nem as coisas que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai (Deus), não está nele. Pois tudo que há no mundo, o desejo da carne, o desejo dos olhos, e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. Todas essas coisas passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre"(1Jo 2:15-17) . Cuidado com os convites que você recebe dos amiguinhos descrentes. Não entre na deles. Não se contamine! Ande na contramão, seja RADICAL, e mostre que o caminho com JESUS é bem melhor. Influencie.

VOCÊ É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO E PRECISA SE CONSERVAR PURO, LIMPO, SEM CONTAMINAÇÃO, LONGE DO PECADO.

2. DEUS MORA EM VOCÊ

Nosso corpo é um milagre da criação divina e habitação do Espírito Santo. Fomos criados como seres responsáveis. Então, precisamos assumir nossa responsabilidade pela qualidade da nossa vida com Deus.

a) Uma casa Limpa. Deus habita em nós, e Ele só mora em lugar limpo e santo( aquilo que é separado). Mas, o diabo não fica satisfeito com isso e tenta de todas as maneiras nos sujar. As vezes somos atacados por sujeiras como: mentiras, mágoas, pornografias, pegar algo que não é nosso, sentir rancor, sentir medo (que são sentimentos que trazem mal para sua alma).

Uma pessoa pode ter uma vida carnal ou espiritual: A carnal sempre questiona; a espiritual obedece! DEUS PROCURA PESSOAS(JUVENIS)ESPIRITUAIS. E Deus trabalha para que você vença o mal, porque afinal, Deus chamou você para ser VENCEDOR e habitação, morada do Espírito Santo.

b) O cuidado de Deus conosco- O Espírito Santo que habita em nós tem ciúmes( Tg 4.5). Isso acontece como demosntração do amor e do cuidado de Deus para com cada um de nós. Não somos criaturas soltas e sem dono. Somos propriedade exclusiva de Deus (1Pe 4.9). Temos um dono: O SENHOR JESUS. Por isso, não devemos sair fazendo tudo o que dá vontade de fazer; só podemos fazer aquilo que não ENTRISTECE o Espírito Santo. Se você fizer algo errado, o Espírito Santo ficará triste, e você não terá paz no seu coração, porque agora habita alguém que é santo dentro de você.

c) Deus tem um plano - Devemos saber que se fôssemos "bonzinhos", Jesus não precisaria morrer na cruz por nós. Ele desceu da sua glória e se fez carne(gente como vc e eu), para perdoar os nossos pecados. Devemos, então, reconhecer que somos pessoas com muitas falhas. Mas que JESUS nos ama e nos perdoa se nós reconhecermos os nossos erros/ pecados e pedirmos perdão.

É difícil julgarmos a nós mesmos. É mais fácil olharmos os defeitos dos outros. Mas com a ajuda do Espírito Santo, todos os sentimentos ruins do nosso coração, serão retirados.

Em salmos 24:3-5 "Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no Seu Santo Lugar? Resposta: Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Ele receberá bençãos do Senhor, e Deus o seu Salvador lhe fará justiça".

Essa deverá ser a situação de toda pessoa (juvenil), QUE ACEITOU A JESUS COMO SEU SENHOR E SALVADOR.

Ministre oração, Faça o apelo para a salvação e os abençoe!!!

Momento do lanche;

Despedida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário