quinta-feira, 21 de outubro de 2010

QUE HORAS SÃO?? DOM. JUVENIS 24/10/2010

QUE HORAS SÃO? DOM. JUVENIS - 24/10/2010
Quebra-gelo: Distribua folhas de revista a todos os juvenis. Peça para que amassem bastante a folha. Após amassarem, peça para que desamassem deixando a folha como era antes. Ninguém irá conseguir. Então explique que a folha representa o nosso tempo que, uma vez desperdiçado, dificilmente poderá ser recuperado. Por isso, devemos aplicar bem a nossa vida, pois o tempo passado não volta mais.

Objetivo: Ensinar os juvenis a não desperdiçar o tempo com coisas banais, e que sendo organizado pode fazer muita coisa para DEUS.

Versículo para memorizar: "ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS PARA QUE O NOSSO CORAÇÃO ALCANCE SABEDORIA" Sl. 90.12

HORA DE OUVIR:

QUEM TEM UM RELÓGIO PARA NOS DIZER QUE HORAS SÃO????
Muito bem! O relógio marca o tempo através das horas registradas.
É interessante se falar em tempo porque é uma coisa que passa e não volta mais.
Vocês já notaram que existem pessoas que perdem um tempo enorme com coisas inúteis? Por ex.: assistindo TV e na maioria das vezes são programas que não trazem proveito algum. Alguns passam horas brigando e discutindo por bobagens. Ficam na internet, orkut, ou msn com papinhos nada a ver com nada! O pior é que esse tempo vai e não volta mais.
Quanta coisa útil poderia se ter feito durante esse tempo. Vcs podem citar algumas????
Vocês estão numa idade que precisam aprender a aproveitar o tempo com coisas boas. (Peça para algum juvenil dizer o que fez no sábado que passou).
Nessa fase de vcs devemos ter muito cuidado para não errar, administrando (cuidando mau do nosso tempo). Pois é nessa fase da vida que damos maior importância em nossas escolhas como: compromisso com os estudos, com a igreja, nossas amizades.
Como Juvenis Radicais, temos que andar na contra-mão, para isso temos que ter cuidado em nossas escolhas e decisões, no sentido de andar com orientação segura, prudência.
Por isso não podemos viver uma vida sem considerar o que estamos fazendo, e se Deus está satisfeito com o modo de como vivemos e usamos o nosso tempo.
Quais são as nossas prioridades?? Amigos, TV, passeios, computador, jogos, brincadeiras, etc... Tudo isso faz parte da vida, porém não devemos tê-las como prioridade ocupando o centro da nossa vida.
1. PORQUE ADMINISTRAR O TEMPO
Quem administra o seu tempo coloca-o sob controle, torna-se senhor dele.
Quem não administra, é por ele dominado. Por ex.: Quem estuda e se dedica ao longo do ano, com calma e sem pressões, conclui muito melhor do que aquele que deixa tudo para última hora, nas vésperas da prova e por conta disso é obrigado a passar noites em claro para fazer aquilo que deveria ter feito durante o ano todo.
Essa conduta com relação aos estudos vale para as nossas demais atividades.

a) TEMPO É VIDA.
Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida.
Por isso, tempo é vida. Quem administra o tempo ganha vida. Quando o tempo acaba, ele acaba mesmo.! E o tempo que não foi usado não pode ser estocado para ser usado no futuro.
Se o tempo de um dia não for usado sabiamente, não há como aproveitá-lo depois, ou no dia seguinte.
Amanhã será sempre um novo dia, e o hoje perdido terá sido perdido para sempre(Ec 12.1)

b) UMA BOA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
O mau uso do nosso tempo diminuirá o período em que a nossa vida pode ser usada para a glória de Deus. E nos atrapalha em cumprir a obra que Deus nos deu para fazer.
Além de criar maus hábitos como dormir tarde, acordar tarde, comer em qualquer horário, escolher mal os alimentos, não praticar esportes, não ter horário para estudar, as pessoas desorganizadas são pouco produtivas, encurtam sua vida e se desqualificam para a obra de Deus.

2. TEMPO E OBJETIVO COM A AJUDA DE DEUS
Não iremos alcançar nada, se não tivermos alvos/objetivos na nossa vida.
Precisamos pedir a orientação de Deus e traçar um plano para atingir o alvo da nossa vida. Por isso precisamos ser inteligentes na maneira de como estamos conduzindo a organização da nossa vida.
Alvos/ metas/objetivos: não é nenhum castigo e sim benção na formação de qualquer juvenil.
A criança quando quer algo, faz o que for necessário para consegui-lo. E quando vamos crescendo, devemos ter novos objetivos e persegui-los.
Porque só assim seremos pessoas melhores, cristãos melhores, filhos melhores, estudantes melhores.

a) VOCÊ PODE FAZER MUITA COISA
Quantas coisas vc pode fazer! Você pode cantar na igreja, estudar, ajudar nas tarefas em sua casa, cuidar de seu animalzinho de estimação, ser um juvenil que ñão falta na Igreja Infantil e nem na sua célula, praticar um esporte, fazer um curso, ter um tempo de oração e leitura da bíblia, e ainda ter um horário para o descanso e lazer.(Ec. 9.10)
Você pode fazer tudo isso e mais coisas, se vc seguir os conselhos da mãe, ordenando as suas atividades.
Que tal vc começar a tomar as iniciativas de realizar suas atividades, tais como estudar sem necessitar de ser lembrado, orar e ler a bíblia sem ser cobrado para isso??

b) DEUS CONTA COM VOCÊ.
Administre sua vida para o louvor do Senhor, de modo que você seja um vaso de honra na casa do nosso Pai ( 1Ts 4.4). Não negocie os valores reais que você possui como cristão, pelos valores deste mundo.
Fomos chamados e separados para DEUS, SOMOS DELE ( 1Pe 2.9).
Se pensamos que podemos voltar no tempo, nos enganamos, tempo perdido não se ganha mais.
BYE BYE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário