quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SELO DE QUALIDADE DOM 10/10/2010- JUVENIS

QUEBRA-GELO: Coloque sobre a cadeira ou mesa, uma caixa de presente. Use sua criatividade para o presente que estará dentro da caixa. Informe que aquele presente está relacionado com a ministração e que eles devem advinhar o que é! Aguarde a reação deles. Você deve ir dando várias dicas para que a turma descubra. A partir dai, entre no assunto. Se possível no final, sorteie o presente.

Versículo para memorizar: "Acima de tudo guarde o seu coração"Pv. 4:23a

Hora de ouvir:

Deus vê o nosso interior, o nosso coração. Na Palavra de Deus, a bíblia, coração significa o que somos de verdade.. Quando Deus olha para nós Ele está vendo a nossa essência. Podemos até colocar uma máscara para esconder os nossos verdadeiros sentimentos e emoções. As pessoas que estão próximas de nós podem até acreditar no que dizemos ou fazemos, disfarçados atrás da máscara. Mas, Deus examina o nosso coração, o nosso interior, para saber quem, na realidade nós somos.

O salmista disse: "Sondá-me ó Deus, e conhece o meu coração; prová-me e me conhece os meus pensamentos"(Sl 139.23)

1) QUAIS SÃO OS SEGREDOS DO CORAÇÃO?

Pv.4.23 temos um conselho "Acima de tudo, gurade o seu coração, pois dele depende toda a sua vida"

Guardar significa ter cuidado, para não entrar coisas ruins nele.

O nosso coração deve ser como um cofre, que guarda coisas preciosas e essas coisas preciosas são as qualidades que agradam a Deus.

exemplos:

PUREZA: A palavra puro significa sem mistura, sem alteração; O coração puro é aquele que guarda a Palavra de Deus para não pecar (Sl. 119.1)

Cada vez que lemos a bíblia, nosso coração esta sendo purificado.

Só entrará no céu quem conservar o seu coração puro (Sl 24:3,5)

SABEDORIA: Significa entender os conselhos e colocá-los em pr[atica, ser inteligente;

O crente sábio conhece os mandamentos do Senhor e procura obedecê-los. Não se deixa levar por conselhos de quem não tem JESUS. Sabe fazer a diferença entre o bem e o mal (Ec 8.5)

ALEGRIA: a Bíblia diz: "O coração bem disposto é remédio eficiente"(Pv.17.22). Nesse caso disposto, significa, alegre, satisfeito, feliz.

FIRMEZA: Isso significa que o crente confia no Senhor sem dúvida alguma (Sl.112.7b)

SENSIBILIDADE: Um coração sensível é aquele que quando vê o mal se aproximar, foge dele. Ele sente com muita facilidade as situações (Ez 36.26)

Por fim, o nosso coração deve ser habitação de JESUS. (Ef.3.17)

A) GUARDE O SEU CORAÇÃO!

Da mesma forma que temos cuidado com o nosso corpo para não se machucar, para estarmos sempre limpos e arrumados, temos que ter um cuidado maior com o nosso CORAÇÃO, conforme a bíblia diz em Pv. 4.23.

Muita gente se preocupa apenas com o seu corpo e esquece de guardar o seu coração. E faz do seu coração um depósito de coisas más, como tristeza, rebeldia, mentira, raiva, etc... "PORÉM O HOMEM BOM TIRA COISAS BOAS DO BOM TESOURO QUE ESTÁ EM SEU CORAÇÃO, E O HOMEM MAU TIRA COISAS MÁS DO QUE ESTÁ EM SEU CORAÇÃO, PORQUE A SUA BOCA FALA DO QUE ESTA CHEIO O CORAÇÃO"(LC. 6.45)

2. O SELO DE QUALIDADE DE DEUS

VC REPAROU O TEMA DO NOSSO ESTUDO??? será que existem selos falsificados???? Certamente que sim.

Para que serve um selo? Para dar validade a uma carta ou documento. É o mesmo que assinatura.

OS REIS ANTIGOS TAMBÉM USAVAM AS MARCAS DOS SEUS ANÉIS COMO SELO PARA IDENTIFICAR ALGO QUE LHE PERTENCIA.

NA BÍBLIA, O SELO TAMBÉM É USADO COMO SÍMBOLO.

Por exemplo:

O selo no coração da pessoa amada, significava uma impressão para estabelecer entre eles uma relação permanente (Ct.8.6)

Um relacionamento duradouro (Ag. 2.23)

Representa algo que é permanente ((js 8.16)

Fala daquilo que está confirmado (Rm 4.11)

O selo do Deus vivo é o selo da salvação, que dá segurança ao homem (Ap.7.2)

O selo é a marca que identifica que a pessoa salva é propriedade de Deus (2 Co 1.22)

O Espírito Santo é como o selo que protege a pessoa salva em Jesus (Ef. 4.30)

O SELO DA QUALIDADE que DEUS dá ao homem é um instrumento de reconhecimento da qualidade do serviço cristão e do Fruto do Espírito.

a) O SELO É A GARANTIA DO CUIDADO DE DEUS

No dia-a-dia, vc pode enfrentar muitos problemas e, se não estviver atento, eles roubam a alegria e a pureza do coração. Quantos problemas você pode enfrentar, em casa, na escola, com os colegas e até mesmo na saúde. Mas lembre-se que você tem o selo de Deus, que dá a garantia que Ele ama e cuida de vc.. Ele faz de vc um cristão VENCEDOR, MAIS DO QUE VENCEDOR (Rm 8.37) porque vc, como cristão, pertence a Ele e possui um selo precioso.

b) Conte com a ajuda do Espírito Santo

Aprendemos que pertencemos a Deus, que Ele conhece nosso interior de uma forma completa e espera que andemos em santidade, guardando nosso coração, porque temos o SELO DE DEUS que nos foi dado por JESUS na cruz.

Além de contarmos com todas essas bençãos, podemos contar, também com o Espírito Santo (Rm8.26). Fomos selados pelo Espírito como marca para o dia da redenção (Ef.4.30). Isso significa que o Espírito Santo nos acompanha em todos os momentos , diariamente.
A PALAVRA SELO SIGNIFICA GARANTIA. TEMOS A GARANTIA DE QUE FOMOS COMPRADOS PELO SANGUE DE JESUS. (2Co 1.22)"Nos selou como sua propriedade"
O SELO DE QUALIDADE DE DEUS NOS FOI DADO COM A MORTE DE JESUS NA CRUZ, FOI O DEPÓSITO FEITO COMO GARANTIA DE QUE SOMOS DELE.
Ministre oração!
Atividade: qual o selo que nos garante que somos propriedade de Deus????levar vários recortes de revistas e colocar no meio desses recortes um especial: em formato de cruz. Quem o encontrar poderá responder a pergunta.
Lanche;
DINÂMICAS.
bye bye até o próximo DOMINGO JUVENIS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário