quarta-feira, 2 de março de 2011

DAVI - O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS parte 2 Dom.Kids 06/03/2011

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Louvor e Ofertas: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: O que você pode fazer para ADORAR a Deus???

Princípio Bíblico: “Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos” I Samuel 17: 45 a 47

Mensagem: Davi foi escolhido por Deus e ungido pelo sacerdote Samuel como rei de Israel, mas não subiu imediatamente ao trono. Saul continuou reinando até chegar o momento de Deus para Davi ser rei. É! Nem sempre o tempo de Deus é o nosso tempo. Muitas vezes queremos que as coisas aconteçam na nossa hora, mas Deus sabe o momento certo para agir na nossa vida. Essa é uma grande lição: saber esperar o tempo certo, pois é assim que o livro de Eclesiastes 3:1 a 10 nos ensina.

Enquanto esperava o seu tempo, Davi continuava tocando sua harpa para aclamar o rei Saul e ajudar seu pai nas tarefas de pastor de ovelhas.

Certo dia, seu pai o mandou levar mantimentos e procurar notícias de seus irmãos mais velhos, que haviam seguido Saul na guerra contra os filisteus. Ao chegar ao campo de batalha e encontrar seus irmãos, viu quando o campeão do exército inimigo, chamado Golias, se aproximou e começou a desafiar os israelitas. Golias era muito grande e muito forte, um verdadeiro gigante diante dos israelitas. Davi não sabia, mas, todos os dias, por 40 dias, pela manhã e ao final da tarde, ele se aproximava do exército israelita e o desafiava a apresentar alguém para lutar com ele. Diante do seu tamanho e força, os israelitas ficavam amedrontados.

Davi, quando viu aquela cena, ficou surpreso: Como aquele homem se levantava contra o exército do Deus vivo? Que ousadia! E o que estavam fazendo para enfrentá-lo? Ninguém fazia nada? Então, diante de Saul, Davi disse que lutaria e calaria a boca do inimigo. Que coragem tinha aquele pequeno pastor, não é mesmo?

O rei, então, vestiu Davi com a sua armadura. Imagine a cena: Saul era alto e forte e Davi era baixo e franzino. Como teria ficado a armadura do rei nele? Lembra do dia em que você calçou o sapato do seu pai ou da sua mãe, e vestiu a sua roupa? Como ficou? Enorme, não é mesmo? Sobrava sapato e faltava pé; sobrava roupa. Assim foi com Davi. Quando colocou a couraça, o escudo e a espada, muito grandes e pesados para o seu tamanho, ele não se sentiu confortável. Então tirou tudo, vestiu sua própria roupa, e pegou uma arma nada ameaçadora: uma funda. Você sabe o que é uma funda? É uma espécie de estilingue ou baladeira, como nós conhecemos aqui, que muitos usam para caçar passarinhos (Isso é errado!) ou balar frutas nas árvores.

Davi era muito corajoso. Já havia tirado suas ovelhas da boca de leão e de urso, até mesmo matando-os, por isso não se apavorava diante de Golias. Mas, o que dava mais coragem e ousadia a Davi era saber que Deus era com ele. Quando Deus está conosco, nenhum inimigo é grande demais ou forte demais, pois Ele é maior do que todas as coisas, e nisso Davi realmente acreditava.

Você pode imaginar a cara de Golias quando viu aquele pastorzinho chegar diante dele, com apenas algumas pedras na mão? Ao mesmo tempo em que ficou surpreso, ficou também aborrecido. Veja só o que a Bíblia diz: “Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspecto. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu, pelos seus deuses, amaldiçoou a Davi.” (I Sm 17:42,43).

Então Davi falou aquilo em que acreditava: Que estava ali em nome do Senhor dos exércitos, e que d'Ele era aquela batalha. Tirou então uma pedra, colocou-a na funda e atingiu o gigante no meio da testa. Golias caiu ao chão e, imediatamente, Davi cortou o seu pescoço.

O que aprendemos com Davi nesse episódio? Que nada é maior do que Deus, e que, se estamos em obediência a Ele, Ele mesmo luta por nós. Não tem gigante que nos derrube quando vamos em nome do Senhor dos exércitos, do Deus vivo. Nós o derrubamos e arrancamos a sua cabeça, porque com o Senhor nós somos muito mais do que vencedores, amém?

Na sua vida, tem alguns gigantes que aparecem de vez em quando para tirar sua paz? Pode ser uma enfermidade, alguém na escola, na rua, pode ser brigas dentro da sua casa, pode ser questão de desemprego na sua família. Seja qual for o gigante, não importa qual é a sua idade ou o seu tamanho, se você crê que Deus existe, que Ele é o Senhor da sua vida e que Ele pode todas as coisas, então tome a pedra que está na sua boca, que é a Palavra de Deus, em oração, e se levante contra esse gigante e, com certeza, você o acertará em cheio e ele cairá. E nós celebraremos a sua vitória, amém?

Lembre-se: com o Senhor, ninguém poderá detê-lo. Com Ele, você já é muito mais do que vencedor!

Atividade: imagem acima
Lanche: Seja próximo das crianças e converse com elas nesse momento tb.
NÃO ESQUEÇA DAS LEMBRANCINHAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário