quinta-feira, 10 de março de 2011

DAVI - O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS parte 3 Dom.Kids 13/03/2011

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Louvor e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: escolha algum...

Princípio Bíblico: “Não o mates; pois quem pode estender a mão contra o ungido do Senhor, e ficar inocente? Disse mais Davi: Como vive o Senhor, ou o Senhor o ferirá, ou chegará o seu dia e morrerá, ou descerá para a batalha e perecerá; o Senhor, porém, me guarde de que eu estenda a mão contra o ungido do Senhor. Agora, pois, toma a lança que está à sua cabeceira, e a bilha d água, e vamo-nos.” I Samuel 26:9 a 11

Mensagem: Temos aprendido muitas coisas com Davi, não é mesmo?

Vamos recordar algumas delas:
1. Com Davi, aprendemos que Deus não olha para a aparência, para nosso tamanho, beleza ou altura, mas Ele olha o coração, a nossa vontade em servi-lO;
2. Aprendemos que, se o Senhor é conosco, nós somos muito mais que vencedores, não importa o tamanho ou a força do inimigo;
3. Davi também nos ensina que não podemos ficar quietos quando as pessoas afrontam a Deus, não podemos nos conformar com as coisas, mas fazer diferença no lugar onde estamos;
4. Outra lição de Davi para nós é que precisamos aprender a esperar o tempo certo para cada coisa, o tempo de Deus não é o nosso tempo, e no tempo d'Ele as coisas acontecem.

Vamos aprender com Davi mais uma lição: respeito.

O rei Saul perseguia Davi para matá-lo, pois sabia que ele seria rei em seu lugar. Por várias vezes, Saul manifestou o seu desejo, chegando até a jogar a sua lança em Davi. Sabendo do desejo do rei, e ajudado pelo filho de Saul, Jônatas, que era seu amigo, Davi se escondeu em vários lugares, sendo constantemente perseguido pelo exército do rei. Mas, em dois momentos, Davi teve a oportunidade de matar a Saul, e não o fez, porque sabia que ele era um ungido do Senhor, e somente o Senhor poderia tratar com ele. Vamos ver?

No capítulo 24 de I Samuel, vamos encontrar Davi no deserto de En-Gedi. Sabendo disso, Saul tomou um exército de 3 mil homens e saiu a sua procura. Em dado momento, encontraram uma caverna, e Saul entrou ali para aliviar a barriga (É! O rei estava com dor de barriga.). Ele não sabia que, no fundo da caverna estava Davi com alguns homens. E no versículo 4 diz: Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te disse: Eis que entrego o teu inimigo nas tuas mãos; far-lhe-ás como parecer bem aos teus olhos. Então Davi se levantou, e de mansinho cortou a orla do manto de Saul.

Davi poderia ter matado o rei ali mesmo e assumido o seu trono, afinal, era dele mesmo, mas não o fez. Quando Saul saiu da caverna, Davi saiu atrás dele e lhe disse: Eis que os teus olhos acabam de ver que o Senhor hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna; e alguns disseram que eu te matasse, porém a minha mão te poupou; pois eu disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, porque é o ungido do Senhor. Olha, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão, pois cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Considera e vê que não há na minha mão nem mal nem transgressão alguma, e que não pequei contra ti, ainda que tu andes à caça da minha vida para ma tirares. Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; a minha mão, porém, não será contra ti.

Em um outro momento, no deserto de Zife, novamente Saul sai à caça de Davi com um exército, e à noite, quando dormia, Davi entrou em seu acampamento. Vendo o rei dormindo, com a lança encravada no chão, a seu lado, Abisai, que o acompanhava, o aconselha a matar o rei, mas, novamente, Davi diz que não pode levantar a sua mão contra um ungido do Senhor.

Você sabe o que é uma pessoa ungida? É alguém que foi escolhida, separada pelo Senhor para o Seu serviço, é uma autoridade. Seu pastor é um ungido de Deus, seu apóstolo é um ungido de Deus, seu líder de célula é um ungido de Deus.

Davi conhecia a importância de respeitar aqueles a quem o Senhor ungiu. Embora Saul desejasse matá-lo, ele ainda era o rei, por isso deveria ser respeitado.

O que precisamos aprender com isso? Que precisamos respeitar as autoridades, mesmo que elas não sejam do jeito que nós gostaríamos que elas fossem. Devemos respeito aos pais, aos pastores, líderes, professores e todas as autoridade que estão sobre nós, como o presidente, o governador, o prefeito, etc; orar por eles, lançar sobre eles palavras boas e não maldições, pois, mesmo que nós não queiramos, eles são autoridades. E quando agimos assim agradamos o coração de Deus.

Se assim nós fizermos, certamente seremos abençoados e estaremos ajudando a mudar a história do nosso bairro, da nossa cidade, da nossa Nação.

Atividade: imagem acima.

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças.

Não esqueça da lembrancinha. Seja criativa, faça o seu melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário