quinta-feira, 24 de março de 2011

DAVI - O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS parte 5 Dom.Kids 27/03/2011

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana, sem visitantes não veremos os frutos, não poderemos nos multiplicar.

Louvor e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: ESCOLHA ALGUM

Princípio Bíblico: “E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor...” II Samuel 6:14

Mensagem: Estamos continuando o nosso estudo dobre Davi, o homem chamado “segundo o coração de Deus”. Vamos ver um momento muito especial na vida do rei Davi: quando ele trouxe a arca do Senhor de volta a Jerusalém, que havia sido levada em uma das guerras contra o povo de Deus.

Davi queria que a arca voltasse para o seu lugar, por isso juntou todos os homens que podia e foi buscar a arca na casa de Abinadabe. Mas alguma muita coisa estava errada, pois aconteceu algo muito triste. Veja o que diz a Bíblia: Todos se alegravam, tocavam, dançavam e cantavam trazendo a arca, inclusive Davi. O rei havia mandado colocar a arca sobre um carro de bois, quando o carro balançou e Uzá, um dos homens que estava com Davi, pensando que ela ia cair, correu e estendeu a mão para segurá-la. Imediatamente a ira de Deus se acendeu e Uzá caiu morto diante da arca (v.5 a 7). Você imagina o susto e o medo que encheu o coração de todo mundo? Davi ficou muito triste pela morte de Uzá e ao mesmo tempo com medo: O que havia acontecido? Como levar a arca agora? Então mandou que a deixassem na casa de um homem chamado Obede-Edom.

Três meses se passaram, quando Davi soube que algo muito bom acontecera na casa de Obede-Edom, onde havia deixado a arca. Uma grande prosperidade chegara à sua casa, Deus o abençoara grandemente. Então o rei resolveu voltar e levar a arca para Jerusalém.

Por que, na primeira tentativa de levar a arca, aconteceu uma morte tão trágica? Porque Davi o fez da forma errada. A arca representava a presença de Deus no meio do Seu povo. Quando o Senhor mandou que Moisés a construísse, deu-lhe todas as instruções quanto ao tamanho, material, e mandou que colocasse argolas de ouro ao seu redor e fizesse duas varas, para colocar nas argolas, e dessa forma ela pudesse ser conduzida pelos sacerdotes, que tinham, inclusive, roupas especiais, como está escrito no livro de Êxodo. Então, vamos entender algo muito sério, crianças: a presença de Deus não pode ser uma brincadeira, nem podemos vê-la de qualquer maneira.

Uzá teve até uma atitude louvável ao tentar impedir a arca de cair do carro, mas havia algo errado ali. Você já descobriu o que era? Isso mesmo, a arca não estava sendo carregada pelos sacerdotes, mas em cima de um carro de bois. Davi, na sua ansiedade de trazer a arca de volta a Jerusalém, não estudou a forma correta de carregá-la, por isso passou por uma experiência tão desagradável.
Então, ao saber das grandes bênçãos que estavam sobre a casa do homem que a guardou, resolveu ir buscá-la, dessa vez da forma correta. A Bíblia diz que a cada seis passos se ofereciam sacrifícios, e Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor.

Vamos agora pensar sobre algumas coisas: LEMBRE-SE QUE A ARCA SIMBOLIZA A PRESENÇA DE DEUS.

1. Não podemos, jamais, permitir que a presença de Deus na nossa vida seja algo sem importância, Não podemos agir de qualquer forma na sua presença, pois Ele é santo e precisamos andar em santidade diante d'Ele;
2. A presença de Deus em nossa vida é motivo de alegria, por isso vamos fazer como Davi, que não se preocupou nem com os comentários de sua esposa Mical, que o criticou por estar dançando daquela forma diante das criadas (v.20), pois era diante de Deus que ele dançava e ia dançar sempre.
Hoje eu lhe convido a celebrar a presença de Deus em sua vida. Alegre-se! Pois você é arca viva de Deus na Terra, em você está a vida d'Ele, você carrega a Sua doce e Maravilhosa presença, e assim como houve prosperidade na cada de Obede-Edom por causa da arca que ali ficou, também a prosperidade estará na sua casa, pois você é a arca de Deus no meio da sua família, amém?

Atividade: tem que acontecer...da melhor forma possível.

Lanche: Momento de comunhão com a galerinha Kids

Lembrancinha: pode fazer uma mini arca da aliança!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário