sexta-feira, 29 de abril de 2011

DOMINGO KIDS 01/05/2011 * DATAS ESPECIAIS


Introdução/ Leitura Bíblica: Ef 2:19 , Ex 20:12 , Mc 3:35.

Objetivos práticos das dinâmicas: Comemorar o dia das mães, refletir sobre a importância de amar a família, compreender que há formações familiares diferentes e que cada família deve ser honrada e respeitada com amor e em Cristo.

Reflexão: Cada família é única e todas fazem parte da FAMÍLIA DE DEUS.

Desde os tempos bíblicos, o conceito de MÃE e de FAMÍLIA já mudou muito. Em nossa sociedade, há muitas famílias que são constituídas com a figura materna representada por outras pessoas além dos pais biológicos. Há famílias formadas por avós que criam seus netos, há pais e mães que criam sozinhos seus filhos, tias, irmãs, enfim...há formações familiares distintas.

Compreender esta realidade comum em nossos dias significa respeitar o próximo e amá-lo, considerando seu contexto e história.
Compreender NÃO É preocupar-se em julgar qual a formação familiar mais “correta” ou “santa”, NEM humilhar aqueles que vivem em lares cuja formação familiar não está “DE ACORDO” com o que é aceito pela ética e pela moral... compreender é demonstrar o verdadeiro amor cristão e amar o próximo como a si mesmo.
Ao professor(a)/LÍDER é fundamental esta compreensão, ainda mais nesses últimos tempos. Imagine como seria constrangedor ao professor/LÍDER DESPREPARADO receber um aluno adotado por um casal homossexual? Se ele não estiver preparado para compreender ao invés de julgar...poderá perder a oportunidade de que a família de seu aluno seja transformada.
A LÍDER não está ali para julgar, mas para ajudar os alunos a também compreender a realidade em que vivem, e isto não é tarefa fácil.
A realidade não é sonho, nem ideal, ela é simplesmente crua assim como o mundo é, e o mundo jaz no maligno. Não devemos esperar que tudo seja perfeito, nem que nossas ações possam apagar imensos incêndios. Mas devemos acreditar sempre que em pequenos gestos e nos simples ensinamentos estaremos semeando algo no coração de nossos alunos. Somos semeadores e semeadoras! E se nos escandalizarmos com algumas situações, precisamos aprender a olhar com os olhos de DEUS, o mesmo DEUS que nos amou apesar de todos os nossos pecados.
Por tudo isto, preste atenção, esta distinção na constituição das famílias é a razão de estarmos abordando o tema FAMÍLIA nesta aula em que estamos prestes a comemorar o DIA DAS MÃES no próximo domingo.
Sabemos que a líder não pode ignorar que cada aluno é membro de um grupo familiar com formação distinta, e que não deve jamais humilhar as formações que fogem ao padrão. E estas regras básicas irão nortear as atividades propostas nesta aula.
Afinal, há famílias sem mães e há “mães” que não são biológicas mas “do coração”... por isto, prepare-se para conhecer o seu aluno e a família dele, e aproveite o DIA DAS MÃES para CELEBRAR as FAMÍLIAS.

MINHA FAMÍLIA E EU - DINÂMICA
O objetivo desta atividade é que todos conheçam a família de todos.
Quantos membros tem? Qual o nome dos pais? Avós? Responsáveis? Irmãos/ãs? E vale até falar dos animais de estimação.
Você deve dirigir esta atividade respeitando a faixa etária e de acordo com o material disponível para trabalhar (escolha uma opção abaixo e mãos à obra):
Obs: Ajude seu aluno a lembrar que ele deve se incluir como membro da família, seja no desenho, texto . É comum a criança falar da família e não se incluir, no entanto é fundamental que seu aluno pense em si mesmo inserido na família que ele tem.

DESENHOS: Entregando folhas brancas para a turma peça que cada um desenhe sua família. Você pode também fazer esta atividade com colagem , deixando a disposição imagens diversas de outras pessoas para que eles possam recortar e montar a imagem que pode representar seus familiares. Com os trabalhos prontos, você pode montar um VARAL de desenhos e pendurar na sala mesmo

REFLEXÃO para a dinâmica:
Após conhecer um pouco mais sobre a família de seus alunos e permitir que eles falem mais sobre seus familiares, explique que se aproxima o Dia das Mães. Lembre-se de afirmar que para estas perguntas não há resposta certa, você só quer saber a opinião deles. Pergunte aos seus alunos:
• Vocês acham certo existir o dia das mães? Por quê?
• Será que todo mundo tem pai e mãe? Todo mundo tem irmão?
• A família de todo mundo é igual?
• Como uma criança que não tem mãe pode comemorar o dia das mães?

Perguntas simples como estas, ajudam o seu aluno a pensar sobre o assunto. É importante que ele conheça as famílias de seus amigos e perceba que há também outras famílias diferentes daquela que ele tem. Não subestime os alunos, uma criança relativamente pequena em tamanho e em idade pode possuir respostas muito profundas para todas estas perguntas.
Ajude seu aluno a pensar sobre as famílias de seus amigos (que ele conheceu mais um pouco com a dinâmica realizada em sala) e nas famílias de vizinhos e colegas de escola, da igreja. Cuide para não citar nenhum aluno como um exemplo, evite apontar ou falar nomes, pois o tema é muito delicado e alguém pode sentir-se excluído pelo simples fato de você falar:
— “O João, amiguinho de vocês, não tem mãe!”.
Ao invés disto diga:
— “Nós vimos muitas famílias diferentes. A minha família também é diferente” (Apresente a sua família e abra um espaço para que eles mesmos falem um pouco mais ) e continue “ E todas as famílias são especiais. Alguns tem o pai alto e outras não tem mais pai, mas todas as famílias são especiais e importantes para Deus”.


OBS.: Levar para eles um convitinho para a homenagem do dia das mães no próximo domingo dia 08/05/2011. ás 19h na Maanaim Igreja em Células.


Daremos inicio a atividade nos potes de sorvete, para serem entregues no dia das mães.!!!

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