quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PROCURANDO AMIGOS * DOM.JUVENIS 07/11/2010


PROCURANDO AMIGOS - DOMINGO JUVENIS 07/11/2010
Quebra-gelo: Prepare plaquinhas conforme o modelo acima e distribua entre os juvenis. Cada um deverá escolher um amigo,(não pode repetir, todos tem que participar), isso inclui também o visitante. Levantar a sua plaquinha e dizer: "O amigo ama em todos os momentos; é um irmão nas horas difíceis" Pv. 17.17 por isso eu (ler o que esta escrito na plaquinha exemplo: RESPEITO), VOCÊ DO JEITO QUE VOCÊ É. e assim por diante.

Objetivo: Valorizar as amizades sinceras, ter certeza que JESUS é o seu melhor AMIGO.

Versículo para memorizar: "O AMIGO AMA EM TODOS OS MOMENTOS; É UM IRMÃO NAS HORAS DIFÍCEIS" Pv. 17.17

Introdução:
Não é dá vontade de Deus que as pessoas vivam sozinhas. Fomos criados para vivermos em companhia dos outros, mesmo que por algum motivo fomos decepcionados por alguém, que não seja esse o motivo de não termos mais amigos. Pois até JESUS foi traído por alguém com quem convivia. Davi também passou por momentos de tristeza com traições de amigos e nós também podemos passar por esses momentos. O certo é que TODOS NÓS PRECISAMOS DE AMIGOS. A AMIZADE ESTA NO CORAÇÃO DE DEUS.

Hora de Ouvir:
Fazer amigos é um dom de Deus. Toda pessoa tem a necessidade de um amigo LEAL, SINCERO, e em que possa confiar em qualquer momento.
Provérbios 17.17 fala da segurança que um verdadeiro AMIGO dá, pois o amigo ama em todo o tempo, especialmente na angústia. Vamos falar sobre a amizade e o respeito que devemos ter em relação à opinião pessoal do amigo.

Atos 15.36-38,40
Paulo e Barnabé eram muito amigos. Paulo convidou Barnabé para visitar os irmãos das cidades por onde passaram anunciando a PALAVRA DE DEUS, para ver como eles estavam. Havia preocupação de Paulo em relação a vida espiritual e às necessidades dos irmãos. Os amigos são assim: preocupam-se com as pessoas. Está é a MARCA dos que têm a luz de Cristo.

1. Os amigos não se entendem;
Barnabé concordou; de pronto se dispos a ir com Paulo e levar com eles Marcos, seu parente, que participou da primeira viagem missionária com eles. Porém, por razões desconhecidas (talvez por ele ser muito jovem), Marcos desistiu da viagem, abandonando Barnabé e Paulo, quando eles estavam se dirigindo para Perge de Panfília (Atos 13.13) e voltou para Jerusalém.
Pela atitude de Marcos, Paulo não quis que ele fosse junto nesta segunda viagem, para rever os irmãos. Houve então um desentendimento entre Paulo e Barnabé.
Barnabé era sensível às pessoas. Ele queria dar uma nova oportunidade para Marcos para ganhar experiências e encorajá-lo para o seu crescimento espititual.
2. A AJUDA DO AMIGO.
Animar e encorajar as pessoas são atitudes de grande umportância. Barnabé foi o tipo de amigo que ajuda, estimula e incentiva a ser a pessoa que o Senhor Jesus deseja que sejamos.
Barnabé era natural de Chipre, também chamado, conhecido como José das consolações, homem bom e piedoso, cheio de temor e Fé, Homem de Deus.
A) Amigos de verdade: A amizade de Barnabé e Marcos, faz lembrar da amizade entre Davi e Jônatas, o filho do rei Saul (1 Sm 20.16-30)
Jônatas demonstrou sincera amizade a Davi, livrando-o da morte.
Os dois amigos fizeram uma aliança. Jonatas sondou a intenção do seu pai com relação a Davi e como resultado percebeu a reação de ódio que enchia o coração do rei, que pretendia matar o jovem Davi, por ciúmes.
Jonatas foi até o campo, conforme combinado e avisou o amigo Davi da intenção do seu pai.,
Davi, então despediu-se do amigo, agradecido por ter lhe dado oportunidade de fugir para não ser morto por Saul.
A BÍBLIA DIZ QUE O AMIGO VERDADEIRO É MAIS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO.

3.OS PROPÓSITOS E PLANOS DE DEUS SÃO DIFERENTES
Com o desentendimento de Paulo e Barnabé, ocorreram duas viagens. Viu só como Deus faz as coisas?? Barnabé e Marcos foram para Chipre, mas Paulo tendo escolhido Silas, partiu e foram para outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário